Atendimento em Belo Horizonte ou online
(31) 3370-0913
Atendimento em Goiânia
(62) 3096-7400
Tatiana de Oliveira Rassi
Endocrinologia Pediátrica
CRM MG-43.978 CRM GO - 16.764
Puberdade Precoce
A puberdade é o período em que ocorrem mudanças fisiológicas resultando na transformação do corpo de uma criança para de um adulto. Nessa fase são observadas mudanças como: surgimento de pelos pubianos, crescimento das mamas e mudança no tamanho dos testículos. O início da puberdade é variável de pessoa para pessoa sendo que na menina é normal iniciar entre os 8 e 12 ano de idade, enquanto no menino entre 10 e 14 anos de idade. O surgimento da puberdade é determinado pela produção de hormônios chamados de gonadotrofinas (LH e FSH) que vão atuar nos ovários das meninas para produzir o hormônio feminino estrógeno e nos testículos dos meninos para produzir o hormônio masculino testosterona.
A puberdade precoce consiste no surgimento de características sexuais (mamas, pelos ou mudança da genitália masculina) antes dos 8 anos de idade nas meninas e antes dos 9 anos de idade nos meninos. No mundo atual está ocorrendo uma tendência de início da puberdade cada vez mais cedo, mas diante da suspeita, é essencial avaliar se o surgimento de sinais da puberdade está normal ou se é secundária a alguma doença. Os pais e as mães devem estar atentos para os sinais de puberdade precoce em seus filhos: surgimento de mamas antes dos 8 anos ou primeira menstruação antes dos 10 anos em meninas ou aumento dos testículos antes dos 9 anos ou surgimento de pelos pubianos antes dos 8 anos de idade nos meninos.
A liberação precoce dos hormônios gonadotrofinas pode ser resultado de tumores, infecções, alterações morfológicas do sistema nervoso central ou não ter nenhuma causa específica, quando é chamada de idiopática. A puberdade precoce idiopática é a forma mais observada em meninas, enquanto que nos meninos o mais comum é que haja uma causa orgânica. Dentre as complicações da puberdade precoce estão: o risco de menstruação precoce; o fechamento precoce das epífises ósseas causando uma parada abrupta do crescimento e a maturação sexual antes da maturação psicológica da criança.
Quando existe uma causa bem definida que está provocando o início da puberdade, o tratamento é voltado para a doença de origem. Entretanto quando é idiopática, o tratamento é realizado com medicamentos que bloqueiam a produção das gonadotrofinas parando a progressão da puberdade. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor o seu resultado.
Como não há maneiras de se prevenir a puberdade precoce, o mais importante é que pais, pediatras e cuidadores estejam atentos aos primeiros sinais de puberdade e, diante da suspeita, procurem auxílio de um endocrinologista pediátrico o quanto antes para uma investigação adequada.