O que é hormônio do crescimento?

O Hormônio de Crescimento, também conhecido como GH (sigla do inglês "Growth Hormone") ou somatotropina é um hormônio naturalmente produzido pela glândula hipófise, situada no Sistema Nervoso Central. Sua ação ocorre em diversas partes do corpo e, especificamente na criança, é um dos principais responsáveis pelo seu crescimento. Após o fechamento das placas ósseas, que significa o final do crescimento, o GH ajuda na manutenção do metabolismo e da estrutura corpórea. O ser humano produz GH durante toda fase da vida, mas sua produção é maior durante a infância e adolescência que são os períodos de crescimento ósseo.

Pessoas com doenças da hipófise (hipopituitarismo) apresentam deficiência da produção desse hormônio o que resulta em uma baixa estatura grave, ou seja, não crescem o suficiente podendo chegar uma altura final entre 130 e 140 centímetros. Seu tratamento consiste na reposição do hormônio deficiente e desde 1957 o hormônio de crescimento é utilizado para o tratamento desse tipo de baixa estatura. No início do século passado, o hormônio injetado era proveniente de extrato de hipófise de humanos. Entretanto foi relatado uma relação entre o hormônio extraído de cadáveres com uma doença grave chamada de Creutzfeldt-Jakob e por esse motivo, na década de 80 o seu uso foi proibido.

Em 1985 a indústria farmacêutica, utilizando a tecnologia do DNA recombinante, conseguiu produzir o GH sintético, conhecido como GH recombinante. Tal medicamento não estava relacionado com o desenvolvimento da doença de Creutzfeldt-Jakob e foi liberado para o uso em crianças com hipopituitarismo. Os resultados com esse medicamento no crescimento desses pacientes se mostraram satisfatórios.

Apesar da relação da saúde da hipófise com o crescimento, foi observado que a baixa estatura também ocorria em pacientes com níveis de hormônio de crescimento normais. Estudos foram realizados demonstrando que outras doenças como: alterações genéticas, metabólicas e até da própria molécula do GH e de seus receptores poderiam também estar relacionadas com a baixa estatura. A disponibilidade de GH recombinante permitiu que pesquisadores avaliassem se o tratamento com o hormônio surtiria efeito em doenças não relacionadas ao hipopituitarismo e as respostas de crescimento também foram satisfatórias.

Atualmente é consenso na literatura internacional que o uso do GH recombinante está indicado em crianças com as seguintes condições:

• Deficiência de hormônio de crescimento (hipopituitarismo)

• Insuficiência renal crônica

• Síndrome de Turner/Síndrome de Noonan

• Pequenos para idade gestacional (PIG) sem recuperação

• Baixa estatura idiopática

O uso do GH recombinante para o crescimento de uma criança é considerado atualmente um tratamento seguro, com eficácia variável e com um risco baixo de efeitos colaterais. Por esse motivo sua indicação deve ser criteriosa, realizada por endocrinologista pediátrico habituado à prescrição do hormônio e a criança deverá ser monitorada durante toda a fase do tratamento.