Atendimento em Belo Horizonte ou online
(31) 3370-0913
Atendimento em Goiânia
(62) 3096-7400
Tatiana de Oliveira Rassi
Endocrinologia Pediátrica
CRM MG-43.978 CRM GO - 16.764
O crescimento normal de uma criança
Apesar de depender de um mecanismo complexo, o crescimento de uma criança saudável costuma ocorrer de uma maneira bem previsível, onde cada faixa de idade apresenta um ritmo de crescimento bem estabelecidos.
Um exemplo é o comprimento ao nascer que costuma seguir um padrão . Meninas em média nascem medindo em torno de 49 centímetros enquanto que os meninos nascem com cerca de 50 centímetros. Contudo podem haver variações nessas medidas dependendo de fatores genéticos ou de condições do período pré-natal como: prematuridade, crescimento intrauterino restrito (CIUR) ou diabetes gestacional.
A partir do nascimento o ganho de altura segue um ritmo que é conhecido como velocidade de crescimento. Esse termo significa a quantidade de centímetros que uma criança cresce no período de um ano.
Nos dois primeiros anos de vida a velocidade de crescimento é tão regular que dá a impressão de ser quase fixa: no primeiro ano o bebê cresce cerca de 25 centímetros enquanto que no segundo ano cresce em torno de 12 centímetros. Entretanto alguns bebês podem crescer mais que isso, como é o caso de quando a criança nasce prematura ou pequena para a idade gestacional. Nessas situações a criança costuma fazer uma recuperação do crescimento nos primeiros anos de vida, acelerando um pouco mais a sua velocidade de crescimento e ganhando mais centímetros que a média.
Até o quarto ano de vida a velocidade de crescimento apresenta uma desaceleração gradual até chegar em uma velocidade que varia de 5 a 7 centímetros/ano e que será o padrão até a época da puberdade.
Esse período de crescimento que vai dos 5 anos de idade até o início da puberdade é um dos fatores que podem determinar se a criança ficará mais alta ou mais baixa. Crianças altas costumam crescer no limite superior do intervalo normal, em torno de 7 centímetros por ano, enquanto que crianças baixas crescem no limite inferior, em torno de 5 centímetros ao ano. As crianças que crescem na média costumam apresentar velocidade de crescimento de 6 cm/ano.
Ao entrar na puberdade o crescimento da criança sofre a influência dos hormônios sexuais que vão resultar no estirão da adolescência. Nessa fase a velocidade de crescimento pode atingir até 10 cm/ano nas meninas e 15cm/ano nos meninos.
O início e a duração da puberdade também são determinantes para a diferença de altura final entre os indivíduos. A puberdade precoce por exemplo é um distúrbio hormonal que pode antecipar a fase final do crescimento e levar à baixa estatura. Por isso é tão importante os pais saberem a idade considerada normal para o início da puberdade.
Após o estirão, os adolescentes começam a desacelerar sua velocidade de crescimento até cessar completamente e atingirem sua altura final. A primeira menstruação da menina costuma coincidir com essa desaceleração e é por isso que muitas pessoas tem um conceito de quando a menina menstrua, ela para de crescer.